Problemas no Contas a pagar e a Receber? Confira a seguir o que pode estar errado!
O departamento financeiro é um dos setores principais para garantir a sobrevivência da empresa. É nele que acontecem os controles e funcionamento de caixa, e também, o monitoramento de entrada e saída de capital.
É importante alinhar os processos deste departamento para garantir uma gestão eficiente das finanças, cumprir com as obrigações financeiras e evitar dores de cabeça futuras.
Se você tem problemas em seu Departamento Financeiro e não sabe por onde começar, nós vamos te ajudar a identificar o problema. Confira a seguir.
1. Não realizar o controle de contas a pagar e receber com frequência
O primeiro problema está ligado ao descontrole de gastos e lucros, ou seja, o capital que entra e sai da empresa todos os dias deixa de ser monitorado com frequência. Esse processo deve ser realizado diariamente, para que o fluxo de caixa esteja coerente e não apresente falhas no fechamento do mês.
É um trabalho minucioso e cheio de detalhes mas que garante a diminuição de falhas, é preciso realizar esse controle diário e o processo é simplificado através de ferramentas digitais. Se está faltando tempo para sua empresa lidar com as finanças, este é o momento ideal para contratar uma Contabilidade Terceirizada para lidar com esses processos.
2. Falta de atenção no contas a pagar
É importante estar atento aos prazos e vencimentos das contas a pagar, afinal, extrapolar prazos resulta em juros e multas, além de outros tributos, o que significa perda de dinheiro para o seu negócio.
Monitorar todas as datas de vencimento dos pagamentos da empresa é essencial para evitar este tipo de custo. Ainda existem gestores, que por falta de organização e excesso de demanda, ficam desatentos quanto aos prazos de pagamento.
Em casos ainda mais graves, não monitorar as entradas de pagamentos, poderá resultar em inadimplência ou ainda dificultar o planejamento orçamentário do mês seguinte.
Além disso, não dar importância aos pequenos custos também podem ser um problema no final do mês, afinal pequenos valores podem resultar em um grande montante no final do mês. Muitas empresas deixam de lado a contabilização de pequenos custos, e é preciso mudar esta mentalidade. Para um bom funcionamento de caixa é necessário contabilizar todos os valores, cada centavo conta.
Antes de fechar um valor final é preciso contabilizar todos os custos, incluindo os pequenos, e agregar as saídas no fluxo de caixa para que o valor seja compatível na entrada e saída de capital, sem surpresas negativas.
3. Deixar de lado os registros do contas a receber
O dinheiro que entra do caixa é tão importante quanto o dinheiro que sai. Concentrar-se apenas em sanar dívidas mensais não é suficiente para garantir a lucratividade, é necessário estar atento aos valores recebidos no final do mês, para entender a real situação da empresa. Ter os valores atualizados das contas a receber garante compatibilidade com os valores, trabalha relatórios mais precisos e facilita a tomada de decisão dos gestores e diretores.
É necessário saber os valores e os prazos para o pagamento dos seus clientes, esta etapa influencia outros processos como, efetuar cobranças estratégicas, negociar acordos e prazos, fazer planejamentos para pagamentos e investimentos, identificar seus melhores clientes e mais.
A dica é utilizar um sistema atualizado com integração dos dados financeiros da sua empresa em tempo real para facilitar as tomadas de decisão mais estratégicas.
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